Instituição

• Órgãos Sociais
  • Missão, Visão e Valores
  • Documentos Institucionais

É com um sorriso que lhe damos as boas-vindas a esta página do Centro Paroquial de S. João Baptista de Canelas (CPSJBC).

Através dela queremos dar a conhecer a nossa identidade, a nossa finalidade e a missão que desenvolvemos. Queremos também tornar mais longo e largo o horizonte da inter-relação, da partilha de ideias e experiências, de sentimentos e saberes, de colaboração a todos os níveis.

O CPSJBC, é já uma Instituição de prestígio e utilidade pública de merecido reconhecimento. Mas queremos ir cada vez mais longe:

-   na transmissão do conhecimento, no aprofundamento dos saberes e na assimilação dos valores cristãos, abrindo caminhos novos aos desafios da vida e ajudando no desenvolvimento e formação de cidadãos conscientes, eticamente responsáveis e comprometidos na construção de uma sociedade mais humanamente digna e justa.

-   numa perspetiva de cooperação e entreajuda, marcadas pela verdadeira caridade cristã, onde cada pessoa vale pelo que é e não pelo que possui ou produz; onde cada pessoa, portanto, vale muito, mesmo quando está fragilizada.

Trata-se de um desafio que a todos compromete e onde cada um e cada uma tem a certeza de não caminhar sozinho. Todos fazem parte de um grupo que se entrega incondicionalmente ao trabalho, no esforço permanente por construir um futuro melhor, marcado pela cultura, pela alegria e o bem-estar de todos.

Pe. Albino Reis

O CENTRO PAROQUIAL DE SÃO JOÃO BAPTISTA DE CANELAS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e insere-se na ordem jurídica canónica pela ereção canónica instituída pelo Bispo da Diocese do Porto.

Tem a sua sede na Freguesia de Canelas, Conselho de Vila Nova de Gaia, Distrito e Diocese do Porto, em terreno doado à Paróquia para o efeito por Maria Regina Augusta de Oliveira.

O Centro nasceu por iniciativa da Fábrica da Igreja de Canelas como Centro Paroquial de Assistência e Formação Social, com estatutos aprovados pelo Bispo do Porto e por despacho do Subsecretário de Estado da Assistência Social, aos 21 de Dezembro de 1956, publicado no Diário da República de 4 de Janeiro de 1957.

Passou a designar-se CENTRO PAROQUIAL DE SÃO JOÃO BAPTISTA DE CANELAS, por ereção canónica da Diocese do Porto, dada aos 13 de Abril de 1988, com a aprovação dos respetivos Estatutos.

Direção

Presidente: Padre Manuel Lopes Ribeiro

Vice-presidente: Fábio Adriano Alves da Silva

Secretária: Sofia Isabel Andrez Remualdo Borges da Costa

Tesoureira: Eugénia Barbosa Barros

Vogal: Jeremias Ferreira Pires

Conselho Fiscal

Presidente: Clara Odete Gomes Peixoto

1º Vogal: António Almeida Lemos

2º Vogal: Rosa Maria Margalho Coutinho da Costa Cruz

A nossa missão é servir a comunidade tentando responder às necessidades do todo mas também às necessidades de cada um.

Assim, o Centro propõe-se os seguintes objetivos:

a.   Centro de Apoio à Infância (Creche e Jardim de Infância)

b.   Centro de Apoio ao Estudo e Profissionalização dos Jovens (Aplicação dos Tempos Livres)

c.   Centro de Apoio aos Idosos e Grandes Dependentes (Centro de Dia e ou Centro de Dia)

Atualmente o Centro tem a funcionar as valências de Creche e Jardim de Infância, mas, na medida das necessidades e dos meios disponíveis, propõe-se ainda exercer outras atividades culturais, educativas, recreativas e de assistência de saúde, como, formação psicopedagógica dos pais e demais educadores, apoio domiciliário a idosos e doentes e cursos de promoção humana e cristã.